domingo, 26 de julho de 2009

M136 - RANGERS dos E.U.A. na Dia D - 6 de Junho de 1944 - Operação OVERLORD - 2ª Grande Guerra

2ª GUERRA MUNDIAL
06 de JUNHO de 1944
INÍCIO DA LIBERTAÇÃO DA EUROPA

TROPAS DE DIVERSOS PAÍSES ALIADOS DESEMBARCARAM EM FRANÇA

À FRENTE IAM... OS RANGERS AMERICANOS

O local escolhido para o desembarque aliado para a libertação da Europa do jugo Nazi, ou das "mãos de Adolf Hitler", foi a Praia Omaha Beach, na Normandia Francesa.


Sobre esta praia, com 5 quilómetros de extensão, começou o desembarque propriamente dito.

Às 06h30 da manhã, de 06 deJunho de 1944, uma primeira vaga de 1.455 soldados americanos, saltaram para a água, saídos de lanchas de desembarque, com a cobertura de centenas de navios de guerra, alguns dos quais despejaram centenas de granadas sobre as indestrutíveis casamatas alemãs, robustamente construídas em betão armado.


A hora sabiamente escolhida coincidiu com a maré baixa, para os homens terem pé e poderem correr para atingir eventuais protecções nas abruptas falésias.

Os "G. I's" tiveram que percorrer 300 a 400 metros... carregados de material de guerra, na tão dificultosa areia da praia, a corpo descoberto.

Na "testa de ponte" seguiam 225 RANGERS, dos 2º e 5º BATALHÕES RANGER americanos. No fim dos combates pela tomada do POINT DU HOC somente 90, dos 225 homens que participaram no ataque, ficaram em condições de prosseguir caminho.

Cerca de 80 perderam a vida e 55 ficaram feridos, para conquistar aquele pequeno pedaço de terreno, quase inacessível (o célebre e ensanguentado POINT DU HOC), na praia de Omaha Beach.




Os 2º e 5º BATALHÕES RANGER
“POINTE DU HOC”
NORMANDIA, FRANÇA
Dia D
OPERAÇÃO OVERLORD
Dia 06JUN1944

Para a Operação OVERLORD a Companhia C (Charlie) do 2º Batalhão RANGER dos E.U.A., constituiu a “Task Force B”, que mais não era que um Grupo de Reforço formado pelos 2º e 5º Batalhões Ranger.

Este Grupo de Reforço esteve temporariamente incorporado no 116º Regimento de Infantaria, da 29ª Divisão de Infantaria.

Em apoio a esta Task Force B, nesta missão, esteve uma secção de blindados "DD" da Companhia B do Batalhão Blindado 743º.

A Companhia C embarcou, para esta operação, no navio HMS “Prince Charles”, durante o dia 1 de Junho de 1944 em Weymouth, Inglaterra.

O "Dia D" ou "D-Day" (em inglês), segundo a descrição na Wikipédia foi assim:

No vocabulário militar, o “Dia D” (do inglês D-Day) é um termo usado, frequentemente, para denotar o dia em que um ataque, ou uma operação do combate devem ser iniciados.

A participação francesa na Segunda Guerra Mundial foi decisiva, porém, esquecida. A França no início da guerra foi surpreendida pelos exércitos alemães, e não conseguiu bloqueá-los nem mesmo com a ajuda inglesa. O Dia D, Le jour "J" em francês, foi o início da libertação de Paris e de toda a França.

A expressão Dia-D (D-Day) apareceu, pela primeira vez, nas ordens de batalha do Exército Norte Americano na Primeira Guerra Mundial.

Rangers-pointe-du-hoc.jpg (620×765)

A utilização de um nome em código para o dia de início de uma operação, na fase de planeamento, leva em consideração que várias medidas devem ser tomadas antes, e após o início dos combates, e que devem ser organizadas em função da data e hora precisas da operação.

Entretanto, tendo em vista que vários factores podem alterar o dia de início de qualquer operação militar, seria impossível, e até mesmo inseguro, fazer circular vários documentos contendo a data específica.

Assim o planeamento é estruturado marcando-se o Dia (D), Hora (H) e minuto (M) do começo da acção, calculando-se da seguinte forma:

O dia anterior é dia D - 1, a hora anterior é hora H - 1. O segundo dia de operação é Dia D + 1. E assim por diante.

O Dia D (Operação Overlord) mais famoso da história militar, foi 6 de Junho de 1944 - o dia em que a Batalha da Normandia começou -, iniciando a libertação do continente Europeu da ocupação Nazi, durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi a nona operação da Segunda Guerra Mundial, com maior número de baixas - 132.000, (na operação Barbarossa - 1.582.000 mortos; em Estalinegrado - 973.000; no Cerco de Leninegrado - 900.000; em Kiev - 657.000; na Operação Bagration 1944 - 450.000; em Kursk - 325.000; em Berlim - 250.000 e na Campanha Francesa de 1940 - 185.000).

Desembarque na praia Omaha - 06 de junho de 1944.

Devido a isto, as estratégias de certas operações militares posteriores tentaram evitar utilizar o termo.

Por exemplo, a invasão de Leyte pelo Gen. MacArthur começava no "A-day" (dia A), e a invasão de Okinawa no "L-Day" (dia L). 1 de Novembro, 1945. A data proposta para a invasão do Japão, deveria ser "X-Day" (dia X). Uma segunda vaga de desembarques, em Tóquio, seria "Y-Day" (dia Y), a 1 de Março, 1945.

Senhas especiais foram divulgadas pelas rádios na véspera da investida. Tratava-se dos quatro acordes iniciais da Quinta de Beethoven, das palavras “Mickey Mouse” e o verso “Les sanglots longs des violons de l’automne blessent mon coeur d’une langueur monotone”, de Charles Baudelaire.

Consulte o artigo "O Dia D" para uma descrição dos eventos de 6 de Junho de 1944.

Fotos extraídas do site:


Composição final por MR

Sem comentários: