quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

M183 - RANGER Humberto Duarte do 4º curso de 1972.


O nosso Camarada e Amigo RANGER Humberto Duarte ex-Furriel Miliciano do BCAÇ 4514, 1973/74, está muito doente… Soube-o no passado dia 1 de Janeiro, pela Ana Duarte, sua esposa que me enviou a seguinte mensagem:

RANGER Humberto Duarte

"Sou a Ana Duarte, ou como costumas chamar-me "Aninhas". Tentei enviar-te um e-mail, pelo site do Luís Graça, mas não tenho a certeza se te foi enviado.

É para te dar conhecimento, e, que tu por tua vez, dês conhecimento a todos os que nos conhecem o Humberto Duarte, o Sargento-Mor mais antigo do Exército Português, que o mesmo trava, de momento, a sua última batalha.

Foi-lhe diagnosticado um cancro no pâncreas, que, neste momento, já tem ramificações no fígado. De Outubro, até hoje, a evolução da doença tem sido galopante, sendo que, a previsão médica no final de Outubro, era de muito poucos meses de vida.

Se estou a dar conhecimento da situação é porque sei que o Humberto quer honras militares feitas por “Operações Especiais/RANGERS” e que tem o desejo, que o Filipe e outro (não me lembro o nome), que fizeram o curso de sargentos com ele, em Mafra, tenham conhecimento desta situação.

Também gostávamos de entrar em contacto com o Marcelino da Mata.

Magalhães, ficas assim incumbido da missão de dar conhecimento, não só na Associação, como mesmo no quartel de Lamego e a todos os outros que achares conveniente.

Estou ao lado do Humberto, como sempre estive de há 12 anos para cá. É uma batalha muito dura, ainda mais terrível sabendo qual será o desfecho final.

Desde do início que os dois temos conhecimento de toda a situação e só queremos que aja dignidade até ao fim.No dia 10 de Junho lá estarei em Belém, mas infelizmente já não devo ter companhia.

Não estou a ser pessimista mas realista.

Um abraço e os desejos de um Bom Ano para ti e todos os teus,
Ana"

E-mail de contacto: ana.mittermayer@hotmail.com


O RANGER Duarte (ao centro) e (ao lado esquerdo) a sua querida esposa Ana

2. Breves passagens da vida do nosso Camarada Humberto Duarte

O ex-Furriel de Miliciano Operações Especiais/RANGERS Humberto Duarte, esteve no C.I.O.E./Lamego, no 4º curso de 972.

Foi Mobilizado para a Guiné, para onde seguiu integrado no Batalhão de Caçadores 4514, 1973/74.

Tendo sido ferido em combate, foi, muitos anos depois, considerado D.F.A. por stress pós-traumático de guerra, tendo vindo a ser reintegrado nas Forças Armadas em 2002.

O RANGER Duarte (de pé ao centro com uma camisola branca), com o pessoal representativo da A.O.E. (Associação de Operações Especiais), junto ao Monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar, em Belém/Lisboa, num dos últimos 10 de Junho, a que ele nunca faltou, para homenagear os seus Camaradas caídos em combate.

3. Sabendo que apenas alguns meses de vida, e vendo a sua saúde a degradar-se dia a dia, pediu-nos que publiquemos, com toda a dignidade, a sua derradeira despedida, enviando um abraço a todos os seus camaradas.

Se alguém quiser entrar em contacto com ele, que o faça o mais rápido possível, porque ele sente que o seu tempo nesta vida está a terminar:

E-mail de contacto: morduarte@hotmail.com

Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.

1 comentário:

Santos Oliveira disse...

Humberto Duarte

São (foram) intocáveis a honra e o dever cumprido.
Resta-nos vencer, com muita dignidade, a batalha em que estamos inseridos e onde nem sequer fomos consultados acerca da nossa participação.

Lutar,lutar, lutar, Humberto Duarte.É a Ordem. Lutar como só um Rânger sabe, silenciosamente e sem se revelar no meio dos elementos.
Pela dignidade, Vencerás.

Abraços, do
Santos Oliveira
Srgt Mil Rang (63/64)