segunda-feira, 12 de abril de 2010

M203 - 10 de Junho - Dia de Portugal

10 de Junho 
Dia de Portugal

Em França, Inglaterra, Canadá, EUA, onde os ex-Combatentes se honram e orgulham daquilo que foram, daquilo pelo que lutaram, do seu país, da sua bandeira, etc. soube eu que os veteranos das suas várias guerras, chegam a estar horas a desfilar nas diversas comemorações alusivas a cada um dos conflitos.


Aqui em Portugal, na GENERALIDADE, os ex-Combatentes preferem esconder-se, ir à pesca nesses dias e optarem por discursos de vitimização, de que são uns coitadinhos, uns calimeritos, etc.


Penso que com as políticas seguidas pós-Abril, os discursos e as mentalidades tacanhas foram moldando os seus Combatentes (salvo honrosas excepções), até a maioria ter vergonha de dizer que combateu por Portugal.
São muitos os que escondem envergonhados e traumatizados, essa sua faceta aos seus amigos.


Porque é que julgam que o poder político português despreza os seus ex-Combatentes?


Até os militares no activo os ostracizam! Porquê?


Eu, no fim das cerimónias, já há muitos anos, que me junto no desfile final de veteranos, junto ao nosso Monumento aso Combantentes da Guerra do Ultramar, em Belém/Lisboa (vejam as fotos em anexo).

Faço-o, em honra e homenagem aos nossos Mortos em Combate e em Memória daqueles que entretanto vão "partindo".

Sem mais sentido nenhum, pois não me revejo nos actuais políticos e, muitíssimo menos, nas suas desastrosas e falhadas políticas. 

Sem comentários: