domingo, 8 de abril de 2012

M429 – 38ª Companhia de Comandos – Uma lenda da Guerra do Ultramar: Guidaje: a verdade sobre o Cemitério de Cufeu (9)



Esta é a 9ª mensagem, continuação das mensagens M417, 418, M422, M423, M424, M425, M426 e M427, onde se iniciou a publicação de algumas das memórias de guerra de Amílcar Mendes, que foi 1º Cabo da 38ª Companhia de Comandos. Recordamos que estas mensagens também podem ser vistas no blogue: http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/

38ª Companhia de Comandos 
Uma lenda da Guerra do Ultramar 
Guiné – 1972/74 



Guiné > Região do Cacheu > Guidaje > Cufeu > Maio de 1973 > A caminho de Guidaje, os comandos da 38ª CCmds deparam-se com um espectáculo macabro... Cadávares de combatentes das NT e do IN abandonados, na sequência da batalha de Guidaje... Nesta imagem, brutal embora de má qualidade, vê-se o cadáver de um elemento das NT, africano NT (provavelmente da CCAÇ 19), com a cabeça apoiada num tronco de árvore...O braço, assinalado com um círculo a amarelo, é o do autor do texto, à procura de documentos para identificar o cadáver.



Guidaje: a verdade sobre o Cemitério de Cufeu 

Com respeito aos restos mortais das NT que ficaram no Cufeu, primeiro vou mandar mais algumas coisas de choque para despertar consciências e preparar os espíritos e depois vamos lá, ok? 

A verdade sobre Guidaje teve o condão de derrubar algumas barreiras mas só algumas. Ainda há verdades que eu acho que são demasiado, digamos, reais. 

Corri toda a Guiné, conheci cada mata, cada bolanha, cada etnia, aprendi a falar crioulo, ouvi muitas queixas das pops [populações] naquele tempo sobre militares portugueses, coisas que nem imaginam e que constatávamos serem verdades muitas delas (e que se eu hoje aqui as contasse seria sacrificado). 

Os excessos também fizeram parte da nossa passagem por lá e e, sem ter sido santo, garanto que só no contexto do factor guerra é que os cometi. 

Vamos deixar que outros camaradas continuem a falar das suas experiências, que eu noto agora serem os relatos já menos poéticos e mais reais. E aí eu irei falar-vos da parte encoberta do chamado Cemitério de Cufeu. 

Não sei se repararam na foto do camarada morto no Cufeu, já publicada, vê-se uma mão a mexer no cadáver. É a minha mão à procura de documentos para identificar o corpo. Como não tinha nenhum passou a número, perceberam? 

Acho que a determinada altura em Guidaje os mortos eram números, que era preciso não humanizar, para não dar rosto à tragédia já que os números eram mais fáceis de apagar. Mas as ordens vinham sempre de cima e essas eram: façam o que puderem! 

Perante esse cenário e com dificuldades de evacuações de feridos, como é que se evacuavam mortos? 


Guiné > Região de Bafatá > Saltinho > Fevereiro de 2005 > O abutre ou jagudi (corruptela do crioulo jugude). Foto do João Santiago, filho do Paulo Santiago... Na batalha de Guidaje (Maio/Junho de 1973), quantos combatentes, de um lado e de outro, ficaram no terreno para pasto dos jagudis? Nunca o saberemos ao certo... 

O destino final de muitos foi o chão da bolanha, pois foi preferível isso do que ver os corpos a servirem de repasto aos abutres. Dito assim, parece demasiado cruel, mas mais cruel era ficarem onde estavam. E reparem que esses corpos não foram deixados ali por nós, nós apenas  os encontramos. 

Hoje ficamos por aqui, ok? Voltaremos ao assunto mais tarde e em mais pormenor.  

(continua) 

Um grande abraço para todos os ex-Combatentes. 
Amílcar Mendes 
1º Cabo Comando da 38ª CCmds 

Texto: © Amílcar Mendes (2006). Direitos reservados. 

Foto 14: © Amilcar Mendes (2006). Direitos reservados. Foto alojada no álbum de Luís Graça > Guinea-Bissau: Colonial War. Copyright © 2003-2006 Photobucket Inc. All rights reserved. 

Foto 14a: © João/Paulo Santiago (2006). Direitos reservados. 
_________________________________________ 
Do mesmo autor veja também as mensagens: 

1ª mensagem em 16 de Março de 2012 >

2ª Mensagem em 18 de Março de 2012 > 

3ª Mensagem em 25 de Março de 2012 > 

4ª Mensagem em 25 de Março de 2012 > 

5ª Mensagem em 30 de Março de 2012 > 

6ª Mensagem em 31 de Março de 2012 > 

7ª Mensagem em 3 de Abril de 2012 > 

8ª Mensagem em 5 de Abril de 2012 > 

M427 – 38ª Companhia de Comandos – Uma lenda da Guerra do Ultramar (7): Soldado Comando Raimundo, natural da Azambuja, morto em Guidaje: Presente! (8) 

Sem comentários: