segunda-feira, 16 de julho de 2012

M505 - CTOE participa no HOTBLADE 2012 PORTUGAL / EDA - HELICOPTER TRAINING PROGRAMME


HOTBLADE 2012 PORTUGAL
EDA - HELICOPTER TRAINING PROGRAMME

Com a devida vénia e agradecimentos publicamos dois extractos de textos inseridos no site   http://www.emfa.pt/hotblade/, alusivos ao exercício conjunto da Agência de Defesa Europeia (EDA), o Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) e forças militares de vários países, que foi denominado por: HOTBLADE 2012 PORTUGAL / EDA - HELICOPTER TRAINING PROGRAMME.



O QUE É O HOT BLADE? 

O HOT BLADE (HB) é um Exercício Multinacional de Helicópteros, pertencente ao programa de treino de helicópteros (HTP) da Agência Europeia de Defesa, que tem como finalidade permitir que as tripulações de helicópteros da Europa possam executar missões num ambiente operacional quente, a grande altitude e empoeirado, simulando o desafio e as condições dinâmicas que as forças participantes poderão encontrar num teatro atual de operações. 

Devido às boas condições atmosféricas e geográficas que o nosso país apresenta, Portugal foi escolhido pela Agência Europeia de Defesa para receber este ano o HB, sendo a Força Aérea Portuguesa a entidade responsável pelo planeamento e condução deste exercício. 

O HB12, que é apoiado pelo Luxemburgo, tem lugar no Aeródromo de Manobra Nº1 em Maceda - Ovar, de 04 a 18 julho, e conta com a participação das Forças Armadas Portuguesas e de forças da Áustria, Bélgica, Finlândia, Alemanha e Holanda. A Suécia e o Reino Unido participarão como observadores


FORÇAS

No sentido de se obter um ambiente operacional combinado (multinacional) e conjunto (forças aéreas, marítimas e terrestres) semelhante ao das atuais operações militares internacionais, foram convidados a participar no HB12 forças de diversos países. 

Assim, além das forças nacionais, quer da Força Aérea, do Exército quer da Marinha, participarão também forças da Bélgica, Alemanha, Holanda, Áustria, Finlândia e como observadores a Suécia e o Reino Unido.


MISSÃO

O HOT BLADE 2012 tem como finalidade permitir que as tripulações de helicópteros da Europa possam realizar um exercício num ambiente operacional quente, a grande altitude e empoeirado, simulando o desafio e as condições dinâmicas que as forças participantes poderão encontrar num teatro atual de operações. 

Apesar deste exercício estar centrado na realização de missões aéreas em ambientes desafiantes também foi desenvolvido para implementar a interoperabilidade entre as várias forças estando programadas várias missões que visam alcançar esta valência. 

Durante o HB12 serão executadas as seguintes missões (a decorrer no norte e interior do país): 

- Assalto aéreo;
- Operações especiais;
- Transporte de carga aérea;
- Apoio aéreo próximo (em ambiente urbano e em situações  
   de emergência);
- Proteção a veículos de ajuda humanitária;
- Operações de reconhecimento e segurança;
- Busca e salvamento em zonas de conflito;
- Resgate de altas individualidades;
- Extração de elementos militares e não militares;
- Evacuações médicas. 


Para informação mais completa sobre o exercício, por favor consulte o site através do link :



Fotos de Gomes Teixeira (2012) © Direitos reservados. 


Sem comentários: