terça-feira, 17 de julho de 2012

M507 - Exercício Multinacional “HOT BLADE / APOLO 2012”, pelo RANGER Cor Teixeira Gomes

EXERCÍCIO MULTINACIONAL “HOT BLADE / APOLO 2012”

pelo RANGER Cor Teixeira Gomes (CMDT do CTOE)


Devido às boas condições atmosféricas e geográficas que o nosso país apresenta, Portugal foi escolhido pela Agência Europeia de Defesa para receber este ano o HB, sendo a Força Aérea Portuguesa a entidade responsável pelo planeamento e condução deste exercício.

O HB12, que é apoiado pelo Luxemburgo, tem lugar no Aeródromo de Manobra Nº1 em Maceda - Ovar, de 04 a 18 julho, e conta com a participação das Forças Armadas Portuguesas e de forças da Áustria, Bélgica, Finlândia, Alemanha e Holanda. A Suécia e o Reino Unido participam como observadores.

EXERCÍCIO “APOLO 2012”

Associando-se às oportunidades de treino proporcionadas pelo “HOT BLADE”, o Exército Português, através da Brigada de Reação Rápida conduz, no período de 04 a 18 de Julho de 2012, o Exercício Apolo 12, num cenário com base numa Operação de Resposta a Crises.

Neste âmbito a Brigada de Reação Rápida, pretende treinar todas as unidades que a constituem, recorrendo a meios aéreos, conduzindo Operações Aerotransportadas e Aeromóveis, Operações de Não Combatentes (NEO) e de Assistência Humanitária, Operações Ofensivas e Operações Especiais com a execução de Reconhecimentos Especiais e Ações Diretas.

O Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), baseado em Lamego, tem participado ativamente nestes Exercícios com um Special Operations Land Task Group (SOLTG), tendo tido oportunidade de lidar com a maioria das tripulações e dos meios aéreos em presença, contribuindo com a sua experiência para o realismo imprimido a este Exercício Militar verdadeiramente excecional.

O HOT BLADE (HB) é um Exercício Multinacional de Helicópteros, pertencente ao programa de treino de helicópteros (HTP) da Agência Europeia de Defesa, que tem como finalidade permitir que as tripulações de helicópteros da Europa possam executar missões num ambiente operacional quente, a grande altitude e empoeirado, simulando o desafio e as condições dinâmicas que as forças participantes poderão encontrar num teatro atual de operações.

Texto e fotos RANGER Cor Teixeira Gomes (2012) © Direitos reservados.

Sem comentários: