quinta-feira, 5 de abril de 2012

M427 – 38ª Companhia de Comandos – Uma lenda da Guerra do Ultramar: Soldado Comando Raimundo, natural da Azambuja, morto em Guidaje: Presente! (8)

MORTO AO SERVIÇO DA PÁTRIA 
Soldado Comando da 38ª Companhia de Comandos 

JOSÉ LUIS INÁCIO RAIMUNDO
Natural da Azambuja faleceu em combate, como militar do Exército Português, com 21 anos de idade, em Guidaje - na Guiné -, em 1973 ! 





Esta é a 8ª mensagem, continuação das mensagens M417, 418, M422, M423, M424, M425 e M426, onde se iniciou a publicação de algumas das memórias de guerra de Amílcar Mendes, Recordamos que estas mensagens também podem ser vistas no blogue: http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/

Guiné > Brá > 1966 > Quartel dos Comandos  

 38ª Companhia de Comandos 

Uma lenda da Guerra do Ultramar 

Guiné – 1972/74 

Introdução 

Lembro ao Cor. Matos Gomes que a 38ª CCmds foi a primeira romper o cerco a Guidaje 

Conheci perfeitamente o então capitão Matos Gomes, na altura na Guiné, como meu 2º comandante do Batalhão de Comandos em Brá. Em todos os acontecimentos que tenho estado a relatar (1), nunca o capitão Matos Gomes esteve presente. E o curioso é que a minha companhia foi uma das forças que esteve sempre presente nos acontecimentos em Guidaje, em Maio-Junho 73, onde tivemos mortos, além de feridos graves e ligeiros. Ora no livro do Matos Gomes nem uma referência é feita à 38ª Companhia de Comandos. Sabe-se lá porquê! 

Quando no livro se fala no cerco de Guidaje (2) e se menciona que (passo a citar) "em 12 de Maio, chegou a Guidaje uma coluna de reabastecimento constituída pelo destacamento de fuzileiros especiais 3 e 4" (fim de citação)... Pois é, mas a minha companhia já lá tinha chegado antes: fomos a primeira companhia a romper o cerco, só que na altura não estávamos integrados no Batalhão de Comandos mas sim afectos ao CAOP 1, sedeado em Mansoa. Só esquecimento (?) - penso eu e mais 150 elementos da 38º CCmds. Quero esclarecer que a minha companhia não fez parte da operação Ametista Real. 

Soldado Comando Raimundo, natural da Azambuja, morto em Guidaje 
Presente! 

Guiné > Região do Cacheu > Gr Comb da 38ª Companhia de Comandos > Dia de Natal: 25 de Dezembro de 1972. Subindo o Rio Caboiana, afluente do Cacheu, em LDM... O soldado comando Raimundo está assinalado com um círculo, a verde. 

A foto da LDM no Rio Caboiana, faz-me reviver com amargura esse tempo, pelo facto de que, ao olhá-la, gostaria de parar o tempo. Gostaria de parar o tempo porque nela está imagem de alguém que já não está entre nós, alguém que foi uma perca muito dolorosa para todos os camaradas da 38ª Companhia de Comandos. 

Na foto o rapaz que está de camisola branca do lado direito, sentado na lateral da LDM, é o meu querido Amigo que perdeu a vida em Maio de 1973 nas valas de Guidaje  e a quem eu presto aqui a minha homenagem e a quem com as lágrimas nos olhos grito: JOSÉ LUIS INÁCIO RAIMUNDO, estarás sempre presente no meu coração e nas minhas memórias, que Deus te mantenha do seu lado direito e que, quando eu te voltar a encontrar, tenhas ainda esse sorriso tão simples e sincero que ainda hoje é lembrado na tua terra natal, a Azambuja. Descansa em Paz, querido amigo. 

O soldado comando Raimundo, morto em combate, não foi abandonado em Guidaje 

O corpo do soldado Comando José Luís Inácio Raimundo, que morreu nas valas em Guidage, foi trazido por nós, Comandos da 38ª Companhia, aquando do nosso regresso a Binta na coluna. 

Não ficou enterrado em Guidaje porque NUNCA deixamos mortos ou feridos para trás. Tínhamos o dever moral de trazer o seu corpo e só o largámos em Binta quando ficou numa urna e dali seguiu para a capela mortuária de Bissau onde foi devolvido à família. 

Recebi mensagens peguntando porque não ficou ele enterrado em Guidaje como outros; porque na nossa formação de COMANDOS foi-nos ensinado que o mais importante era o HOMEM! 

(continua) 

Um grande abraço para todos os ex-Combatentes. 
Amílcar Mendes 
1º Cabo Comando da 38ª CCmds 

Texto e foto: © Amílcar Mendes (2006). Direitos reservados. 
______________________________ 
NOTA: Em Guidage ficaram os cadáveres de 3 camaradas pára-quedistas da Companhia de Caçadores Pára-quedista 121 - CCP 121 -, que lá morreram: Lourenço, Victoriano e o Peixoto, de quem, em 2008, foram resgatados os restos mortais e entregues ás respectivas famílias em Portugal. 

1ª mensagem em 16 de Março de 2012 

2ª Mensagem em 18 de Março de 2012 > 

3ª Mensagem em 25 de Março de 2012 > 

4ª Mensagem em 25 de Março de 2012 > 

5ª Mensagem em 30 de Março de 2012 > 

6ª Mensagem em 31 de Março de 2012 > 

7ª Mensagem em 3 de Abril de 2012 > 


Sem comentários: